Os comboios elétricos começam a circular a partir deste domingo na Linha do Minho. Com automotoras no serviço regional ou locomotivas e carruagens no inter-regional e intercidades, os utentes poderão viajar mais depressa, com mais conforto e menos poluição entre Porto e Valença. Ficam a faltar sinais modernos à linha ferroviária mais a norte. A (meia) obra será inaugurada amanhã por António Costa.
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O primeiro-ministro chegará a Valença no novo comboio inter-regional diário entre Coimbra-B e a fronteira, que terá partida uma vez por dia, às 7.25 horas. O chefe de Governo apenas subirá a bordo em Viana do Castelo às 10.37 horas. A chegada a Valença será às 11.16 horas, segundo o horário da CP.
Este e os outros inter-regionais - entre Porto e Valença - serão efetuados com uma das nove locomotivas 2600 recuperadas nas oficinas de Contumil, 65 mil euros por unidade. Encostadas quase uma década, elas vão rebocar, para já, carruagens Corail, usualmente de reserva para o Intercidades.
Mais carruagens
Dentro de algumas semanas, a CP vai pôr em circulação algumas das 50 carruagens compradas a Espanha em meados do ano passado. A demora deve-se a atrasos na homologação da série Arco: desde novembro que este processo é feito através de um balcão único europeu - ao abrigo das regras comunitárias - em vez de estar sob alçada das autoridades nacionais. A alteração implica que a empresa envie mais documentos para obter autorização.
Durante a viagem, no entanto, a mudança entre estações ainda será feita através de uma chamada entre agentes nas estações da gestora ferroviária (Infraestruturas de Portugal). Conhecido como cantonamento telefónico, este sistema de exploração ferroviário vem do século XIX mas ainda funciona nos 92,5 quilómetros que separam Nine e Valença. A sinalização moderna só deverá chegar ao troço em março de 2022, três anos depois do que estava previsto pela IP.
Também atrasada ficou a eletrificação da linha, cuja conclusão estava prevista até março de 2019. A IP suprimiu passagens de nível, mas os ganhos de tempo devem-se sobretudo ao novo material circulante.
O inter-regional Porto-Valença passará a demorar menos de duas horas e o ganho máximo de viagem será de 14 minutos. No serviço regional, entre Viana e Valença, a redução é inferior a 10 minutos.
5 horas e 19 minutos
Realizado uma vez por dia em cada sentido, o comboio Intercidades entre Lisboa e Viana do Castelo será prolongado até Valença. Também haverá paragens em Âncora-Praia, Caminha e Vila Nova de Cerveira. Esta viagem irá demorar cinco horas e 19 minutos. Será a segunda maior ligação da CP, apenas superada pelo Alfa Pendular entre Porto e Faro, com cinco horas e 58 minutos.