A circulação dos comboios nas linhas urbanas de Porto e Lisboa deverá ficar regularizada na próxima hora, depois da greve de maquinistas e revisores da CP que terminou à meia-noite.
Corpo do artigo
"Nas linhas urbanas de Porto e Lisboa dentro da próxima hora o mais tardar, a situação deverá ser praticamente regularizada. Já há bastantes comboios a circular e estamos praticamente a atingir a normalidade", afirmou Ana Portela, em declarações à Lusa.
Segundo a mesma fonte, nos serviços regionais essa normalidade levará mais algum tempo, mas ao final da manhã, início da tarde, todos os serviços já devem estar a funcionar.
"Nos serviços de longo curso já há neste momento comboios a circular. Foram suprimidos um ou dois, logo às primeiras horas da manhã, mas não deverá haver muito mais perturbações", sublinhou.
A paralisação de maquinistas e revisores da CP -- Comboios de Portugal suprimiu quinta-feira a maioria dos comboios.
A greve ao trabalho em dia feriado nos comboios tem-se repetido desde as alterações introduzidas pela revisão ao Código do Trabalho, que contemplam uma redução de 50 por cento no valor pago pelo trabalho em dia feriado.
Os maquinistas e os revisores da CP voltam a paralisar a circulação de comboios no próximo dia 14, tendo já emitido pré-aviso para a greve geral.
Das mais de duas dezenas de sindicatos que abrangem os trabalhadores da CP, os dois mais representativos -- o SMAQ e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante -- já apresentaram pré-aviso de greve para 14 de novembro.