Os CTT disseram, esta quarta-feira, que, face ao aumento registado os últimos dias de produtos de dívida pública nos balcões dos correios, vão prolongar o horário de abertura de todas as 625 lojas do país até quinta-feira.
Corpo do artigo
"Hoje e amanhã os subscritores destes produtos do IGCP terão até às 20 e às 21.00 horas para os subscreverem", disse fonte oficial. Ou seja, há balcões que encerram normalmente às 18 e outros às 19.00 horas, sendo que com esta medida vão fechar portas duas horas depois, entre hoje e quinta-feira.
A 15 de janeiro, o Governo anunciou que iria reduzir os juros dos certificados de aforro e do tesouro, a partir de fevereiro, refletindo a redução dos custos de financiamento do Estado, um ajustamento que se limita às novas subscrições.
Na altura, no final do Conselho de Ministros, a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castel Branco, explicou que "o Estado tem que ser um bom gestor" e, "com um ajustamento tão forte das taxas que paga [no acesso ao mercado], tem que promover um ajustamento nos certificados de aforro e nos certificados do tesouro Poupança Mais.
A governante adiantou que as taxas sofrerão uma descida "a partir de fevereiro" e o que os valores "serão conhecidos assim que possível".
O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, precisou que os ajustamentos são para "os novos aforradores", realçando que "todos os atuais detentores de certificados não são afetados nas suas taxas".