Os CTT venderam em todo o país, entre 1 de Outubro e 12 de Abril, cerca de 22600 identificadores electrónicos para pagamento nas três antigas SCUT do Norte, disse à Lusa fonte da empresa.
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Destes, 1600 dispositivos eram temporários e foram adquiridos para utilização em viaturas estrangeiras. Aos balcões dos CTT chegaram ainda 16700 pedidos de isenção e descontos na utilização das concessões Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto.
Fonte dos CTT acrescentou, ainda, que entre 4 e 12 de Abril foram vendidos cerca de 1.200 títulos pré-pagos para utilização por viaturas estrangeiras nas antigas SCUT, com três modalidades de pagamento, instituídas este mês pelo Governo para minimizar os protestos dos utilizadores da Galiza.
Para o título válido por três dias, o custo único é de 20,62 euros, sem qualquer limite de utilização nas três concessões e no período definido no momento da aquisição.
Disponível está também um título válido para cinco dias, no valor de 10,62 euros, mas que funciona como uma espécie de carregamento, em que, nas datas definidas pelo utilizador, a cada passagem da viatura é descontado o valor do respectivo pórtico.
Nestes 1200 títulos pré-pagos já vendidos contam-se ainda os expressamente definidos para utilizadores (galegos) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, "via A28 ou A41", com o custo correspondente à respectiva viagem.
Questionada pela Lusa, fonte dos CTT admitiu que, nos seus 3000 balcões espalhados pelo país, o peso da actividade relacionada com as antigas SCUT no volume de negócios da empresa "não é significativo".
Desde 15 de Outubro de 2010 que a utilização das três antigas SCUT do Norte é portajada e o mesmo estava previsto para seis meses depois (15 de Abril) nas concessões Beiras Litoral e Alta, Interior Norte, Beira Interior e Algarve.
No entanto, a 05 de Abril, o governo decidiu anular essa cobrança porque, estando em gestão, a decisão seria "inconstitucional", conforma aponta um parecer emitido pelo Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR).
Desde a introdução de portagens que o tráfego médio diário nas antigas SCUT Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto caiu cerca de 40%, segundo dados do Instituto das Infraestruturas Rodoviárias (INIR) referentes ao último trimestre de 2010.