Algumas das maiores empresas portuguesas são líderes de mercado em países estrangeiros e outras estão presentes em vários continentes. Do café ao papel higiénico, passando pela energia e pelos supermercados, eis cinco empresas que são um exemplo de sucesso na internacionalização dos respetivos setores.
Corpo do artigo
Delta Cafés
Expansão chegou a mais de 40 países
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés é um dos mais reconhecidos de Portugal, mas é também uma referência lá fora, onde tem as principais operações comerciais em Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China. Em Angola tem uma fábrica que serve sobretudo o consumo direto, através da marca Ginga. Está ainda em mais 35 países dos cinco continentes. A empresa de Campo Maior foi fundada em 1961, mas só em 1986 é que abriu o primeiro escritório lá fora. Foi em Badajoz, Espanha, perto de casa.
Mota-Engil
Motor de África e América Latina
A gigante da construção civil, a Mota-Engil, é outra das empresas portuguesas com maior participação internacional. Está em 21 países de três continentes, sendo que na Europa está apenas em Portugal e Espanha. É em África e na América Latina que o portefólio se adensa, com a construção de estradas, linhas ferroviárias e hospitais, essenciais ao desenvolvimento social daqueles países.
Renova
Papel higiénico de cá para o Mundo
A Renova é outro caso de sucesso internacional e a política de expansão recente é assinalável. O papel “tissue” português, como os guardanapos, rolos de cozinha e o papel higiénico da Renova são os mais vendidos não só em Portugal, mas também na França, Bélgica e Espanha. Recentemente, a fábrica fundada em 1939 em Torres Novas entrou no capital da Rimi, líder de mercado na Letónia e na Estónia. Os planos em curso preveem a expansão na China e na América Central.
Galp Energia
Da exploração à venda mundial
A Galp é outro exemplo de sucesso no mercado internacional, sobretudo no Brasil e em Espanha, onde o negócio é maior do que cá. No Brasil, é a quarta maior produtora de petróleo e gás, através da subsidiária Petrogal Brasil. A Galp está presente em nove países e terminou 2024 com 210 estações de serviço e 143 lojas de conveniência.
Jerónimo Martins
Supermercados em seis países
O Grupo Jerónimo Martins, que opera em Portugal com a marca Pingo Doce, tem ainda supermercados na Polónia, Colômbia, Eslováquia, Chéquia e Marrocos.