Pela primeira vez desde julho de 2009 o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego foi inferior aos 500 mil.
Corpo do artigo
Em julho inscreveram-se nos Centros de Emprego 497663 pessoas, de acordo com a informação mensal divulgada esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. É a primeira vez desde 2009 que o número recua para níveis inferiores a meio milhão.
A quebra no número de desempregados foi observada tanto em termos homólogos (havendo agora menos 35035 pessoas), como mensais (onde o recuo totalizou 13 979 pessoas), sendo este o quinto mês consecutivos de diminuição de inscritos.
Há mais casais no desemprego do que há um ano
Em julho contavam-se 10521 casais com ambos os elementos no desemprego. A situação é mais favorável do que em junho, mas pior do que um anos antes.
Julho é o quarto mês consecutivo em que o Instituo do Emprego e Formação Profissional regista uma descida mensal de casos de casais em que ambos os elementos se encontram no desemprego. Mas a comparação homóloga revela um retrato diferente.
O número destas situações - que justificam um tratamento estatístico separado pela fragilidade social que lhes está inerente - atingiu um valor máximo de 12.333 casais em março deste ano e tem observado ligeiras quedas mensais daí em diante.