A taxa de desemprego no Algarve atingiu os 17,5% no quarto trimestre de 2011, segundo os números divulgados, esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. O desemprego subiu em todas as regiões, excepto na Madeira.
Corpo do artigo
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o desemprego subiu em todas as regiões (NUTS II) do país no último trimestre do ano passado, com excepção da Madeira, onde a taxa caiu de 14,3 para 13,5%.
A maior subida ocorreu no Algarve. Do terceiro para o quarto trimestre, houve um aumento de 4,2 pontos percentuais, atingindo-se o valor de 17,5%.
Calculando os valores médios para o cômputo de 2011, o Algarve é também a região com a taxa de desemprego mais elevada, nos 15,6%.
Ainda de acordo com os números do INE, a segunda região com mais desemprego no final do ano passado era os Açores, com 15,1%.
A região com a taxa mais reduzida continua a ser o Centro, com 12,6%. Ainda assim, mesmo no Centro a taxa subiu 3,2% percentuais relativamente ao trimestre anterior. A taxa está agora acima dos dois dígitos em todas as regiões do país.
A nível nacional, a taxa de desemprego em Portugal no quarto trimestre de 2011 atingiu os 14%, ficando acima das estimativas dos economistas contactados pela agência Lusa, que esperavam uma taxa entre os 13 e os 13,5%.
A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7%.