O nível da dívida pública portuguesa vai ultrapassar, este ano, pela primeira vez, o Produto Interno Bruto, de acordo com o relatório sobre as Previsões da Primavera da Comissão Europeia, publicado esta sexta-feira.
Corpo do artigo
De acordo com o boletim de primavera da Comissão Europeia, a dívida pública portuguesa deverá atingir os 101,7% já no final deste ano, crescendo para 107,4% no final de 2012 e estabilizando em 2013 (Bruxelas apenas dá números até 2012).
Entre outros factores, o rácio de dívida pública face ao PIB será penalizado por um défice orçamental esperado de 5,9% e 4,5%, em 2011 e 2012, respectivamente, e pela recessão esperada de 2,2% este ano e 1,8% no próximo.
A Comissão Europeia aponta, no entanto, que a subida do rácio de dívida nos próximos anos "deverá levar a um rápido aumento na despesa com juros".
Bruxelas antecipa mesmo que os encargos com juros serão "a rubrica de despesa que mais rapidamente irá crescer nestes anos" e que estes custos serão "um grande obstáculo a um ritmo mais célere de redução do défice".