
Novo DS Nº 4
Direitos reservados
O novo DS N°4 iniciou oficialmente a sua carreira comercial na zona do Grande Porto, com a realização de ensaios dinâmicos internacionais. Com o modelo a DS Automobiles pretende redefinir o segmento C Premium, conjugando requinte, tecnologia e eficiência elétrica.
Corpo do artigo
A Portugal chegam, para já, as motorizações 100% elétrica e a híbrida com, respetivamente, 213 e 135 cavalos, nas versões Pallas, Étoile e a série especial Jules Verne, inspirada em "A Volta ao Mundo em 80 Dias".
O DS N°4 apresenta proporções equilibradas e uma silhueta de porte atlético. Mede 4,40 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,49 metros de altura e adianteira introduz uma nova assinatura luminosa inspirada no concept DS E-Tense Performance, com um feixe de luz contínuo que converge para o logótipo DS iluminado. O desenho reforça a identidade visual da marca e transmite uma sensação de precisão e modernidade.

As jantes de 19 ou 20 polegadas conferem robustez e dinamismo à presença em estrada, enquanto o tejadilho contrastante e os detalhes cromados na zona envidraçada acentuam a sofisticação. A traseira é igualmente expressiva, com óticas LED tridimensionais e a inscrição DS Automobiles gravada na tampa da bagageira, sublinhando o posicionamento Premium do modelo.
Motorizações eletrificadas
O DS N°4 distingue-se no segmento premium pela oferta multienergia, ouma vez que está disponível com três soluções complementares de propulsão: híbrida, híbrida recarregável e 100% elétrica.
A versão E-Tense está equipada com um motor de 213 cv e 343 Nm de binário, associado a uma bateria de 58,3 kWh de capacidade líquida, que permite uma autonomia até 450 quilómetros (WLTP).
O consumo médio anunciado pela marca situa-se entre 15,0 e 15,1 kWh/100 km, embora tenhamos conseguido fazer 14,6, num trajeto com pouco mais de 100 quilómetros, que ligou Gaia a Penafiel.

Distância curta, mas que permitiu constatar da boa qualidade dos materiais utilizados no interior, da montagem sólida e de diversos apontamentos de design, como sejam os botões dos vidros elétricos, com forma de diamante. Bonitos, mas colocados um pouco altos, mesmo junto ao vidro.
O comportamento éseguro, mesmo quando abusamos um pouco do acelerador.
Sublinhe-se que o DS Nº 4 aceita carregamento rápido em corrente contínua (até 120 kW), recuperando 80% da carga em cerca de 30 minutos ou 100 km de autonomia em somente 11 minutos.
A versão híbrida combina um motor a gasolina de três cilindros e 1.2 litros com um módulo elétrico de 21 kW integrado na caixa automática de dupla embraiagem de seis relações.

Este sistema auto-recarregável permite circular até 50% do tempo em modo elétrico em ambiente urbano, com emissões de CO₂ a partir de 117 g/km.
Já o DS N°4 Plug-In Hybrid, ainda em fase de homologação para o mercado português, oferece 225 cv de potência combinada e uma autonomia elétrica de até 81 km, mais 30% que a geração anterior. Esta versão associa um motor a gasolina de 180 cv a um motor elétrico de 125 cv, garantindo acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
Materiais nobres
O habitáculo traduz o cuidado estético e técnico da marca, com o ambiente a combinar materiais nobres e acabamentos artesanais (couro Nappa Brun Criollo, Alcantara® Bleu Éternel, inserções em madeira de freixo e o emblemático guilhochado Clous de Paris).
De série é o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e o novo Head-Up Display, enquanto a bagageira oferece 390 litros na versão elétrica e até 430 litros na híbrida, com portão de abertura elétrica e função mãos-livres.
Tecnologia e conectividade
O DS N°4 estreia uma versão evoluída do DS Iris System, agora com integração do ChatGPT, permitindo ao condutor dialogar com o veículo de forma natural e obter respostas sobre notícias, cultura ou rotas em tempo real.

A conectividade é reforçada pelos pacotes Connect One (10 anos de serviços remotos) e Connect Plus (três anos), que incluem planeamento de recargas, comandos à distância, pré-condicionamento da bateria e atualizações over-the-air.
A versão elétrica introduz ainda o sistema bidirecional V2L (Vehicle to Load), que permite utilizar a energia do automóvel para alimentar dispositivos externos, sejam eles equipamentos eletrónicos ou ferramentas.
Preços em Portugal
A gama divide-se em três níveis de acabamento - Pallas, Étoile e a Jules Vernes, distinguida por interiores exclusivos em alcântara azul e perle, decorações a laser e jantes específicas.
Os preços em Portugal iniciam-se nos 37.550 euros para o Hybrid 145 Automático Pallas, e nos 46.850 euros para o E-Tense Pallas. As versões mais equipadas ultrapassam os 43 mil euros.

O modelo surge num momento-chave para a marca francesa, que acelera a sua transição para a eletrificação total.
"Elegante, confortável e multi-energias, o DS N°4 confirma a ofensiva da DS Automobiles ao serviço da excelência", afirmou Xavier Peugeot, CEO da marca, sublinhando que o modelo traduz o equilíbrio entre herança e inovação.

