A Comissão Europeia prevê que Portugal registe uma recessão de 3% do PIB em 2012, um cenário ainda mais pessimista que o do Governo (2,8%) e o valor mais negativo da zona euro.
Corpo do artigo
Nas suas previsões económicas do outono, hoje divulgadas, o executivo comunitário estima que Portugal tenha uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIBN) de 1,9% este ano, neste caso um valor em linha com aqueles projectado pelo Governo.
Já para o próximo ano, as previsões de Bruxelas são mais pessimistas que as de Lisboa, e isto já depois de o Governo português no mês passado ter revisto em forte baixa, para 2,8%, o cenário esperado no final de Agosto, que projectava uma queda de apenas 1,8%, a mesma previsão que Bruxelas tinha em maio passado, por ocasião das suas previsões da primavera.
De acordo com as previsões do executivo comunitário, Portugal e Grécia serão os únicos países da zona euro e da União Europeia com uma contracção tanto em 2011 como em 2012, estimando Bruxelas que a economia grega recue 5,5% do PIB este ano e 2,8% em 2012 (inferior portanto ao recuo em Portugal previsto para o próximo ano).
Já para 2013, a Comissão prevê que todos os países conheçam crescimento, incluindo Portugal, na ordem dos 1,1%, isto num cenário de políticas inalteradas.