A PEMAS, associação portuguesa que representa 35 empresas ligadas à indústria aeronáutica, juntou-se à sua congénere francesa para desenvolver projectos e potenciar os negócios entre os dois países, disse à Lusa o responsável da organização.
Corpo do artigo
Sérgio da Cunha Oliveira afirmou que o primeiro passo foi dado durante o Salão de Aeronáutica e Espaço de le Bourget, que decorre em Paris, e que o acordo com o GIFAS (Groupement des Industries Françaises) será assinado oficialmente este ano e prevê "a colaboração entre as duas associações para potenciar os desenvolvimentos industriais nos dois países".
O director-geral executivo da PEMAS (Portuguese Association for the Aerospace Industry) salientou que "os desenvolvimentos tecnológicos portugueses e o potencial de investigação e desenvolvimento" são elevados e adiantou que o volume de negócios desta indústria foi estimado, em 2009, em 800 milhões de euros.
Realçou ainda que a aeronáutica representa já cerca de oito mil empregos e foi apontada como a indústria de maior potencial de crescimento do emprego em Portugal.
O acordo entre a PEMAS e o GIFAS tem três vertentes: a criação de uma plataforma para desenvolvimento de consórcios e projectos conjuntos, a abertura de portas às indústrias dos dois países e o reforço do acesso de Portugal aos grupos de pressão franceses que actuam no mercado aeronáutico.