Os cursos profissionais são os que, a curto prazo, proporcionam um maior nível de empregabilidade, com 1 em cada 5 alunos a ser contratado pela empresa onde estagiou.
Corpo do artigo
No ano letivo 2020/2021, 30% dos alunos matriculados no ensino secundário estavam a realizar cursos profissionais. E não é difícil perceber o porquê: os empregadores procuram cada vez mais alunos que concluíram assim a escolaridade obrigatória, sendo que, a curto prazo, o nível de empregabilidade em relação a quem conclui o ensino superior regular é muito superior (51% contra 9%). Apesar de Portugal estar a caminhar na direção certa, o objetivo do país é que, até 2030, o número de alunos a frequentar cursos profissionais aumente para 55%.
Um dos fatores mais distintivos entre o ensino profissional e o ensino geral é a possibilidade de realizar um estágio ainda antes do término dos estudos. E se, por si, este fator já parece uma vantagem, saiba que um em cada cinco jovens consegue emprego na empresa onde estagiou.
Em Portugal, uma opção a considerar para quem tem interesse em optar por esta via é a Escola Profissional de Gaia (EPGaia), uma instituição de referência no país, com um edifício pensado e construído de raiz. Além dos equipamentos e tecnologias de ponta, das salas de aula e dos espaços de apoio diversificados, esta escola possui ainda instalações desportivas, oferecendo assim todas as condições para garantir o bem-estar dos alunos.
No ano letivo 2020/2021 estavam inscritos em cursos profissionais 33% dos alunos matriculados no ensino secundário.
Na EPGaia é possível optar pelos cursos de Eletrónica, Automação e Computadores, Eletrónica Médica e Fabrico Assistido por Computador - Maquinação/Programação CNC. Para quem pretende adquirir conhecimentos específicos relacionados com as áreas de eletricidade, eletrónica, eletromedicina, automação e computadores, estas são opções a ter em mente.
O curso profissional de Eletrónica, Automação e Computadores tem como objetivo dar aos alunos competências de instalação, manutenção e reparação de equipamentos de eletrónica, de automação e computadores, assegurando a sua otimização e uso correto. De forma mais especializada, o curso de Eletrónica Médica pretende dotar os jovens de competências relacionadas com equipamentos eletrónicos aplicados à medicina.
Já o curso de Fabrico Assistido por Computador - Maquinação e Programação CNC foi feito para que os alunos ganhem competências técnicas e tecnológicas de planeamento e de projeto para a execução de moldes, cunhos e cortantes da indústria da metalomecânica. Assim, estarão habilitados a realizar todo o tipo de projetos 2D e 3D com ferramentas CAD e programando e operando máquinas e ferramentas de CNC - Controlo Numérico por Computador.
Já no próximo ano letivo, vai abrir na EPGaia o Centro Tecnológico Especializado - Industrial, no âmbito das áreas de educação e formação de Engenharias e Tecnologias e de Hotelaria e Restauração. Este centro vai integrar novos laboratórios e equipamentos, para permitir a aquisição de competências ao nível das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).
Chegar à escola também não é um problema, uma vez que esta se encontra no centro urbanístico de Vila Nova de Gaia, a menos de 10 minutos da Estação de Caminhos de Ferro das Devesas e da Estação da Rede de Metropolitano do Porto. Se ainda tinha dúvidas sobre a escolha mais acertada, lembre-se que o ensino profissional é o futuro.