O Governo espanhol e os armadores do golfo de Cádiz apresentaram a Portugal uma proposta para uma "troca" de quotas que permita alargar em Espanha a época de pesca da anchova, confirmaram as autoridades.
Corpo do artigo
Fonte do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente confirmou à Lusa que se trata de tentar, como ocorreu em alguns anos anteriores, que se possa trocar a quota de anchova pela quota de outra espécie que possa "interessar" a Portugal.
Carlos Dominguez, secretário-geral de Pesca, confirmou aos jornalistas na Andaluzia que essa medida poderia permitir aos pescadores espanhóis do Golfo de Cádiz alargar a sua época de pesca da anchova, agora que a quota de captura foi já alcançada.
As autoridades espanholas admitem ser inviável pensar na alternativa de solicitar uma ampliação da quota pelo que, consideram, a alternativa do acordo com Portugal pode ser a melhor opção para os pescadores da zona.
Um primeiro acordo com Portugal permitiu já ampliar a quota em 800 toneladas mas o Governo espanhol quer "conseguir mais", eventualmente através de esse acordo de troca pela quota de uma outra espécie que possa interessar a Portugal.
Em causa está, do lado espanhol, a atividade de 108 embarcações no Golfo de Cádiz que já tinham sido afetados pela proibição da pesca de tamboril e de lagostim, o que deixou sem emprego a centenas de pessoas.