A economia espanhola saiu da recessão no primeiro trimestre, registando um crescimento de 0,1% face ao trimestre anterior. A Grécia caiu 0,8%.
Corpo do artigo
Face aos primeiros três meses de 2009,a economia espanhola recuou 1,3%.
Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol, confirmam o valor de crescimento no trimestre avançado no fim de semana pelo Banco de Espanha.
Assim, Espanha deixa seis trimestres de contracções ainda que se antecipe, segundo as previsões de Bruxelas, que a economia possa novamente contrair-se, especialmente no terceiro trimestre deste ano.
Essa situação, segundo as estimativas, poderá dever-se ao aumento do IVA que entra em vigor a 01 de Julho.
Intervindo no Congresso de Deputados, o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, antecipou hoje, quarta-feira, que o crescimento previsto para 2011 será menor do que o previsto, que era de 1,8%.
PIB grego cai 2,3% em termos homólogos
A economia grega recuou 2,3% no primeiro trimestre, face igual período de 2009, e contraiu-se 0,8% comparando com os últimos três meses do ano passado, anunciou o instituto de estatísticas grego (ESA).
"A quebra dos investimentos como o baixo consumo público contribuíram para a diminuição do ritmo de desenvolvimento grego", adianta a ESA em comunicado.
"Pelo contrário, a melhoria registada na balança comercial foi positiva", acrescentou o instituto grego.
Alemanha cresce 1,5%
De destacar ainda o crescimento da Alemanha que, em termos homólogos, registou no primeiro trimestre de 2010 o primeiro crescimento positivo desde, pelo menos, o segundo trimestre de 2009, ao avançar 1,5% no PIB.
Quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o último de 2009, a economia alemã cresceu 0,2%.
Zona euro sobe 0,2%
Ao nível da zona euro, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2009, o mesmo crescimento registado ao nível dos 27 Estados-membros.
Em termos homólogos, no primeiro trimestre deste ano, os 16 países da zona euro cresceram 0,5% enquanto os 27 avançaram 0,3%.