Estado vai assumir mais 3 mil milhões de euros de créditos da banca a entidades públicas
O Governo vai assumir a responsabilidade por mais 3 mil milhões de euros de créditos a entidades públicas, que deverá permitir aos bancos aumentar o financiamento à economia, anunciou hoje o ministro das Finanças.
Corpo do artigo
"Ficou também acordado que o Ministério das Finanças procederá a uma absorção de cerca de 3 mil milhões de euros, por cessão de créditos a entidades públicas aos bancos, mantendo-se as obrigações contratuais dos devedores inalteradas. A libertação destes montantes permite aumentar os fundos disponíveis para financiamento da economia", afirmou o governante, durante a apresentação dos resultados da terceira avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira.
Este valor deve somar-se aos mais de 5,6 mil milhões de euros de créditos de entidades públicas que o Estado assumiu até ao final de dezembro, de acordo com dados da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.
Vítor Gaspar disse ainda que também ficou acordado o desenvolvimento de iniciativa envolvendo o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal no sentido de promover a diversificação das fontes de financiamento do setor empresarial.