
Obama afirmou "que as coisas vão melhorar"
AFP/Saul LOEB
A agência de classificação de risco financeiro Standard and Poor's reduziu a nota da dívida pública dos Estados Unidos para AA +, algo inédito na História.
A qualificação do crédito americano passou de "AAA" para "AA+", diante da crescente dívida e do pesado défice no orçamento.
A S&P também assinalou a "perspectiva negativa" da nova classificação, enquanto fontes do Governo envolvidas nas negociações apontavam falhas "profundas e fundamentais" na decisão.
A dívida do Governo americano era classificada como AAA desde 1917, o que permitia que o país tomasse emprestado recursos a uma taxa de juros mais baixa.
O rating AAA significa que o governo é considerado estável e seus títulos seguros.
Em meio a novas instabilidades em bolsas de acções de todo o mundo, o presidente americano, Barack Obama, afirmou sexta-feira que "as coisas vão melhorar" na economia dos EUA.
"Vamos atravessar isso juntos. As coisas vão melhorar", disse ele, que comentou os dados divulgados sexta-feira que mostram que foram criados 117 mil empregos no país, reduzindo o desemprego de 9,2% para 9,1%. "Temos que fazer ainda melhor que isso", disse o presidente americano.
