
À saída de um supermercado em Pequim
ROMAN PILIPEY/EPA
Os 14 estágios em Macau, Xangai e Pequim previstos para esta edição do programa de estágios internacionais dirigido a jovens portugueses licenciados - INOV Contacto - foram realocados devido ao surto de coronavírus na China.
Promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), o INOV Contacto iniciou a 24.ª edição em janeiro e, apesar de inicialmente estarem atribuídos 14 estágios à China, entre Macau, Xangai e Pequim, os responsáveis decidiram "não alocar qualquer estágio a este país" devido ao surto de coronavírus.
Estes estagiários foram realocados em empresas de outros países, "sem perda de qualidade no que toca ao estágio", conforme assegurou à Lusa a responsável pela comunicação da AICEP.
11795121
"Houve casos em que foi possível realocar o estagiário noutro ponto da mesma entidade. Em relação aos restantes em que tal não foi possível, foi explicada a situação e os jovens foram realocados a outros estágios doutras entidades, com igual potencial para o seu perfil", acrescentou a mesma fonte.
Segundo a AICEP, no ano passado foram realizados 33 estágios na China.
11795850
Estes estágios profissionais decorrem em qualquer parte do mundo, durante seis a nove meses, durante os quais os jovens desenvolvem as suas competências no mercado internacional e as entidades usufruem de um capital humano altamente qualificado para impulsionar o seu negócio.
Este programa já promoveu 5.624 estágios em 82 países, envolvendo 1.235 entidades.
11795560
A China elevou para 636 mortos e mais de 31 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.
Nas últimas 24 horas, registaram-se 73 mortes e 3143 novos casos.
