A Comissão Europeia abriu uma investigação formal sobre suspeitas de distorção da concorrência pela gigante alemã de software SAP no mercado pós-venda de serviços de manutenção e assistência relacionados com "software" Enterprise Resource Planning (ERP).
Corpo do artigo
O "software" ERP da SAP é utilizado para a gestão das operações comerciais das empresas.
O executivo comunitário está preocupado com o facto de a SAP poder ter restringido a concorrência de fornecedores terceiros de serviços de manutenção e apoio do "software" ERP local da SAP no Espaço Económico Europeu.
A Comissão investiga ainda se as práticas aplicadas pela SAP constituem um comportamento de exploração em relação aos clientes da SAP que pode ser qualificado como condições comerciais desleais.
Para dar resposta às preocupações do executivo comunitário, a SAP pode agora apresentar compromissos.
"Estamos preocupados com a possibilidade de a SAP ter restringido a concorrência neste mercado secundário crucial, dificultando a atuação dos concorrentes e deixando os clientes europeus com menos opções e custos mais elevados", referiu, em comunicado a comissária europeia com a pasta da Concorrência, Teresa Ribera.
Destacando que "milhares de empresas em toda a Europa utilizam o 'software' da SAP para gerir os seus negócios, bem como os respetivos serviços de manutenção e apoio", a também vice-presidente executiva da Comissão adiantou querer "analisar mais de perto as práticas comerciais potencialmente distorcivas da SAP, para garantir que as empresas que dependem do seu 'software' possam escolher livremente os serviços de manutenção e apoio que melhor se adequam às suas necessidades".