O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, confirmou o pedido de Atenas para uma extensão de seis meses do empréstimo à Grécia e que será ainda debatido ainda esta quinta-feira, no âmbito do Grupo de Trabalho. Os ministros reúnem sexta-feira.
Corpo do artigo
"Recebido pedido grego para seis meses de extensão", escreveu Dijsselbloem na sua conta na rede social Twitter.
O pedido destina-se a garantir o financiamento a curto prazo do país, segundo disse uma fonte governamental grega à AFP, antes de se preparar um programa completo de reformas.
Nem o presidente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro nem as autoridades gregas deram qualquer informação sobre o conteúdo do pedido.
Entretanto, os ministros das Finanças da zona euro anunciaram que se reúnem na sexta-feira para analisar o pedido da Grécia. "Está confirmado, a reunião terá início à hora habitual", ou seja, 15 horas de Bruxelas (14 de Portugal continental) disse um porta-voz do Conselho da União Europeia, após a Grécia ter enviado uma carta formal a pedir a prorrogação da ajuda externa.
O Grupo de Trabalho do Eurogrupo vai ainda hoje analisar o conteúdo do pedido de Atenas e preparar a reunião de ministros extraordinária que, na sexta-feira, tomará a decisão política.
O grupo de trabalho é uma instância preparatória composta por representantes dos Estados-membros da área do euro que integram o Comité Económico e Financeiro e por representantes da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.