O presidente do Eurogrupo disse esta sexta-feira que uma decisão "importante" sobre a Grécia será tomada no sábado, na reunião de crise dos ministros das Finanças da zona euro.
Corpo do artigo
"De uma maneira ou de outra, deveremos tomar amanhã [no sábado] uma decisão importante, vamos tomá-la com muito cuidado", disse Jeroen Dijsselbloem aos jornalistas.
O novo pacote de reformas proposto pela Grécia, que poderá desbloquear um acordo e evitar a saída do euro, propõe várias medidas para aumentar receitas, sobretudo no IVA e pensões, ao encontro das exigências dos credores.
Esta proposta enviada às instituições europeias e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) tem em vista conseguir um novo programa de resgate, desta vez a três anos.
A proposta de Atenas será avaliada por responsáveis da Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, que submeterão de seguida a sua avaliação ao Eurogrupo, que preparará então a cimeira do euro agendada para domingo.
O domingo é apontado pelos dirigentes europeus como o dia de todas as decisões, e se não houver acordo nesse dia, a Europa poderá partir para o chamado "Grexit", a saída da Grécia da zona euro, como já admitiram publicamente vários líderes, tendo mesmo o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, revelado que Bruxelas tem já "um plano detalhado" para esse cenário.