Chegou a Portugal o EX30, o mais pequeno SUV 100% elétrico da Volvo. As encomendas já abriram e as primeiras entregas estão previstas para os primeiros meses de 2024. Em destaque a versão Twin Motor Performance, que faz 3,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.
Corpo do artigo
O ADN da Volvo está todo lá, desde o design exterior, ao minimalismo bem conseguido das formas no interior. A tentativa de redução da pegada de carbono traduz-se na utilização de muitos materiais reciclados, mas com o toque Premium da marca sueca. E com um preço bastante competitivo, que começa nos 37 894 euros e uma autonomia até 480 quilómetros.
O novo SUV mede 4,23 metros de comprimento, 1,54 de altura, tem uma largura de 1,83 metros (retrovisores recolhidos), uma distância entre eixos 2,65 metros, jantes de 18 ou 19 polegadas e uma bagageora com capacidade para 400 litros.
Motorizações
Há três opções de grupos propulsores – Single Motor; Single Motor Extended Range e o Twin Motor Performance - e dois tipos de bateria (a LFP, que usa fosfato de ferro-lítio, sendo usada na versão mais barata, e a NMC, de lítio, níquel, manganésio e cobalto).
Destaque-se a Twin Motor Performance, a variante com tração integral, que usa dois motores debitando 428 cv para fazer os 0-100 km/h em 3,6 segundos, tornando-o EX30 o modelo mais rápido de sempre da Volvo.
Esta variante tem uma capacidade até 153 kW, permitindo carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. E através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.
O EX30 está disponível em três níveis de acabamento – Core, Pludes e Ultra – com os preços a irem dos 37 894 aos 50 071 euros da versão Twin Motor Performance.
Ecologia
A Volvo afirma que, ao gerir as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, conseguiu “reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200 mil quilómetros de condução para menos de 30 toneladas”.
É usado menos alumínio e aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 na produção de automóveis, a marca sueca afirma que cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado.
Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado e “ 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil”.
A segurança não foi descurada e, por exemplo, o EX30 inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.
O EX30 tem um ecrã único com tecnologia Google integrada e é, ainda, o primeiro Volvo com a nova geração Park Pilot Assist, que a marca afirma conseguir “gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados”.
É ainda capaz de identificar lugares de estacionamento disponíveis. Uma vez selecionado o lugar pretendido na nova interface de utilizador 3D, a função acionará o acelerador e o travão, bem como a direção.
Sistema de som
Para quem não vive sem música no carro, o EX30 dispõe de uma soundbar (barra de som), que agrupa várias colunas numa só e permite reduzir a quantidade de cabos e de materiais. Situa-se sob o para-brisas estando perfeitamente integrada no design do habitáculo.
Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer mais espaço de arrumação, uma preocupação que levou a Volvo a deslocar os interruptores dos vidros para a consola central. A marca considera que são de mais fácil acesso, mas não ficámos muito convencidos da validade desta solução.
O EX30 também terá uma chave digital, capaz de facilitar a partilha do automóvel com outras pessoas e a App do automóvel contém todos os serviços relevantes desde o carregamento até à procura do carro num parque de estacionamento. É tambem possível trancar e abrir as portas remotamente e aquecer o EX30 à distância.
Versão Cross Country
A partir do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country, cuja produção deverá começar e no final de 2024.
Esta versão irá ter uma maior distância ao solo, jantes pretas de 19 polegadas com a opção de jantes de 18 polegadas com pneus personalizados também disponível.
Será identificável através das placas de proteção à frente, atrás e de lado, painéis pretos especiais no para-choques dianteiro e na tampa da bagageira, e a marca Cross Country – uma pequena bandeira sueca montada no capot.
Desde junho já foram encomendados, em Portugal, cerca de 300 unidades do EX30.