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O atual ministro das Infraestruturas está numa posição frágil depois de se saber as condições em que a TAP foi privatizada em 2015. Pinto Luz era secretário de Estado na altura e sabia de toda a engenharia financeira feita por David Neeleman para a compra da companhia aérea.
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O que diz o relatório?
A Inspeção-Geral de Finanças admite suspeitas de crime na privatização da TAP, em 2015. De acordo com o relatório, o negócio foi financiado com um empréstimo de 226 milhões de dólares da Airbus, em troca da compra de 53 aviões à fabricante.
Quem ficou com o ónus de pagar?
A TAP ficava obrigada a pagar os 226 milhões de dólares emprestados a David Neeleman. O empresário adquiriu 61% da TAP com dinheiro da Airbus que coincide com o valor da penalização em caso de incumprimento dos acordos de compra das 53 aeronaves.
O Governo tinha conhecimento?
Sim. A auditoria nota que a operação era do conhecimento dos titulares das Finanças e das Infraestruturas do então Governo liderado por Pedro Passos Coelho. Na altura, a ministra das Finanças era Maria Luís Albuquerque, e Miguel Pinto Luz, secretário de Estado das Infraestruturas.
Ministro e futura comissária em xeque?
A Oposição tem insistido em que Miguel Pinto Luz se deve afastar da próxima privatização da TAP, depois de se saber o desfecho da de 2015 e pede que Maria Luís Albuquerque seja retirada da candidatura a comissária europeia.

