Esta semana começaram as negociações no seio da Concertação Social. O Governo apresentou o objetivo de o salário mínimo nacional ultrapassar os mil euros daqui a quatro anos.
Corpo do artigo
Salário mínimo chega aos mil euros?
É intenção do Governo ultrapassar o valor do salário mínimo em mil euros em quatro anos. A proposta confirma a subida do salário mínimo para 870 euros no próximo ano, sendo que o objetivo é chegar aos 1020 euros dentro de quatro anos.
Mas como se atinge este montante?
Sem ainda arriscar algum acordo, o Governo prevê que o valor do salário mínimo nacional seja aumentado em 50 euros por ano até 2028. Ou seja, 870 no próximo ano, 920 em 2026, 970 em 2027 e, finalmente, 1020 euros no final da legislatura.
Os contribuintes serão prejudicados?
Não. Segundo a ministra do Trabalho, a proposta do Governo compreende uma atualização dos escalões de IRS de forma a que estas subidas não sejam absorvidas pelo pagamento de mais imposto. Ou seja, os salários aumentam, mas o Governo promete criar soluções para neutralizar o impacto fiscal.
E em relação ao salário médio?
Não há alterações. O Governo mantém os referenciais previsto no acordo de rendimentos assinado pelo anterior executivo em 2022. Atualmente, o salário médio é de 1577 euros e deverá passar para 1886 euros no final da legislatura.