
Festival animou Évora nos últimos dois fins de semana
Foto: Direitos reservados
O festival EA Live Évora bateu este ano todos os recordes de assistência, com quase nove mil pessoas presentes, no decorrer dos seis dias do evento. Entretanto, ficou já marcado novo encontro com a música em português nas adegas originais da Cartuxa, para julho de 2026.
Corpo do artigo
“Tivemos, nos seis dias de festival, quase 9.000 pessoas”, revelou, em declarações aos jornalistas, João Teixeira, diretor da Adega Cartuxa.
Esta edição do EA Live Évora decorreu nos fins de semana de 10, 11, 12 deste mês a 17, 18 e 19, junto às vinhas da Adega Cartuxa, na Quinta de Valbom, na periferia da cidade de Évora, onde se encontra o enoturismo deste produtor vitivinícola.
Os artistas Matias Damásio, Sara Correia, Amália Hoje, Calema, Rui Veloso Trio e Delfins foram os cabeças-de-cartaz, a que se juntaram Azinhaga, David Garcez, Rita Cortezão, Baco, Luís Fialho e Mountain Valley, vencedores do concurso de bandas emergentes e vários dj’s que terminaram as noites festivas.
João Teixeira, diretor da Cartuxa, indicou que o concerto dos Calema teve 2.000 espetadores, já que, ao contrário dos outros e do que é habitual, não teve lugares sentados, enquanto os restantes contaram com cerca de 1.200 lugares sentados.
“Se juntarmos convidados, clientes e vencedores de passatempos dos nossos parceiros, tivemos cerca de 9.000 pessoas”, recordando que esta nova fase do EA LIVE ÉVORA na Quinta de Valbom, recomeçou em 2021 e contou apenas com 500 pessoas/dia, devido às restrições da pandemia.
Apesar das limitações de espaço na Quinta de Valbom, avançou o responsável, está “fora de questão” a mudança do evento para outro local, pois o atual “é uma mais valia e singular”.
“O festival EA Live nunca teve o sucesso e o reconhecimento que tem atualmente até virmos para a Adega Cartuxa”, frisou.
João Teixeira da Cartuxa avança que "a solução pode passar por ter mais dias sem lugares sentados".
Quanto à próxima edição, referiu, vai ter novamente seis dias, previsivelmente nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de julho de 2026.
“A nossa ideia é anunciar o cartaz em novembro” deste ano, acrescentou.

