O fisco recebeu 1,5 mil milhões de faturas comunicadas por contribuintes e comerciantes pela aquisição de bens e serviços nos primeiros cinco meses do ano, anunciou, esta terça-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.
Corpo do artigo
Numa audição parlamentar sobre o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais e Aduaneiras, o governante afirmou que, todos os meses, são emitidas e comunicadas à Autoridade Tributária cerca de 300 milhões de faturas.
Desde janeiro, só o setor da restauração é responsável pela emissão e comunicação ao fisco de 274 milhões de faturas.
As mudanças no sistema de faturação terão permitido também detetar cerca de 20 mil empresas que estariam a operar à margem do sistema, incluindo empresas que nunca terão estado registadas junto das autoridades fiscais.
Entre as mudanças está a obrigatoriedade de passar fatura pelos serviços prestados e também um benefício fiscal.
O governante não respondeu ao Partido Socialista que logo no início da comissão questionou o governante em relação à eficácia dos aumentos de impostos, considerando a quebra da receita fiscal verificada no ano passado e tendo em conta que em 2013 continuarão a fazer-se sentir "as consequências dos enormes aumentos de impostos".