<em>Cinco dos principais ícones de Aveiro vão dar cor ao Forum durante os meses de junho e julho. Das salinas aos moliceiros, da Costa Nova às bicicletas, é através da arte que a cidade se dá a conhecer. A entrada é gratuita. </em>
Corpo do artigo
Se acredita que é através da arte e da cultura que se conhece verdadeiramente uma terra, esta iniciativa vai dar-lhe razão. Decorre entre os dias 7 de junho e 31 de julho, no Forum Aveiro, a exposição de arte urbana "GaleRia", uma interpretação artística de cinco pontos históricos e turísticos que caracterizam a região de Aveiro: a ria, as salinas, o "homem moliceiro", os palheiros da Costa Nova e as bicicletas.
Os artistas convidados - André da Loba, Catarina Glam, Francisco Fonseca, Kruella d"Enfer e Los Pepes Studio - criaram obras únicas com o objetivo de unir a tradição e os marcos icónicos da cidade à modernidade da arte urbana. Entre esculturas, ilustrações e instalações, o Forum Aveiro enche-se de cor e criatividade com esta exposição que promete não deixar ninguém indiferente.
André da Loba apresenta "De Sal a Sal", uma ilustração que representa o trabalho diário nas salinas. "Penso que deve ter sido uma vida dura, áspera e sem descanso", aponta o artista. "No entanto, morena, rodeada de água, moliço e tons infinitos de cinzento-azul esverdeado, que me trazem uma paz elétrica."
Exposição conta com peças de André da Loba, Catarina Glam, Francisco Fonseca, Kruella d"Enfer e Los Pepes Studio
Já Catarina Glam homenageia, através de uma estrutura tridimensional, o "homem moliceiro" vestido com a roupa típica da sua profissão. A obra dá protagonismo à ria e à sua importância na vida da população, que daí retirava o seu sustento: "Captura a essência do mar, a habilidade dos pescadores e a beleza das embarcações, mantendo viva a memória de um ofício importante na cultura local", destaca a artista.
Francisco Fonseca recorreu às suas memórias de infância, recheadas de cores e formas, para recriar os Palheiros da Costa Nova. A instalação transporta os visitantes para o marco histórico da cidade, convidando-os, ao mesmo tempo, a vê-lo "como algo novo e distinto dos diferentes pontos de vista".
Kruella d"Enfer escolheu meticulosamente a paleta utilizada, misturando cores complementares e organizando-as em degradê para criar a escultura "Goethe"s Bikes". Recuperando bicicletas inutilizadas, a artista materializa o conceito de economia circular através deste meio de transporte, que abre os caminhos da cidade.
Os curadores da exposição, Los Pepe Studio, optaram por criar a instalação artística "Ria de Cores", levando a conectar-se com a natureza. Por um lado, os reflexos e cores presentes nas formas translúcidas transmitem a tranquilidade, suavidade e fluidez da ria. Por outro, as redes lembram o duro trabalho que permite o sustento.
Visite o Forum nestes dias, e não perca a oportunidade de mergulhar na cultura aveirense e vê-la pelos olhos destes artistas. Com a curadoria de Los Pepes Studio, as peças estão distribuídas pelo primeiro piso do Forum, de forma a criar um diálogo entre a obra e o espaço em que se insere. A entrada é gratuita.