Fundador da plataforma canadiana QuadrigaCX morreu de forma súbita, aos 30 anos, e ninguém sabe os códigos de acesso aos milhões dos seus clientes.
Corpo do artigo
Milhões de euros em criptomoedas e em dinheiro convencional estão congelados nas contas dos utilizadores da plataforma digital canadiana QuadrigaCX, porque a única pessoa que tinha os códigos de acesso morreu.
Gerald Cotten, fundador da plataforma, faleceu subitamente, com 30 anos, vítima de complicações causadas pela doença de Crohn, a 9 de dezembro, durante uma viagem à Índia, onde planeava abrir um orfanato.
https://www.facebook.com/quadrigacx/posts/2218141444897123
A QuadrigaCX tem 363 mil utilizadores registados e deve agora 190 milhões de dólares (mais de 160 milhões de euros) a 115 mil clientes atingidos, segundo Jennifer Robertson, a mulher de Cotten.
Jennifer garante que o marido era o único responsável pela administração do dinheiro dos clientes. Nem ela, nem nenhum membro da equipa de Cotten nem um técnico especialista conseguiram decifrar os códigos de acesso digitais.
A plataforma, que permite a transação das criptomoedas Bitcoin, Litecoin e Ethereum, apresentou na semana passada no tribunal da Nova Escócia um pedido de proteção dos credores.
O vice-presidente da plataforma rival Bitbuy.ca, Dean Skurka, disse que este caso comprova que o Governo canadiano tem que atuar para regular a compra e venda de criptomoedas.