
O secretário-geral do Eixo Atlântico apela aos galegos para visitarem Portugal e para não terem "temor" em relação às portagens nas vias sem cabina de pagamento, mostrando "confiança" de que o Governo português continuará com uma politica de tolerância" até à regularização dos sistemas de pagamento.
Em comunicado enviado esta segunda-feira à Agência Lusa, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, afirma que a "conversa" com a secretária de Estado dos Transportes de Portugal o leva a "animar" os espanhóis a "visitar Portugal sem qualquer temor a ter problemas por causa das portagens".
Isto porque "o pagamento de portagens, impossível de cumprir [por falta de cabina de pagamento], só está implementado na auto-estrada A28, entre Viana e Porto, e na via do Grande Porto que dá acesso ao aeroporto", salientando que "nas restantes há cabinas de pagamento onde se pode fazer o pagamento manual".
Xoán Mão declara ter "plena confiança" de que o Governo português prossiga uma "politica de tolerância" com os veículos de matrícula estrangeira, "em sintonia com as politicas de mobilidade em igualdade de condições de acesso impostas pela União Europeia", face "à impossibilidade material de aceder aos sistemas de pagamento disponíveis".
Segundo o responsável, "não se trata de promover o não pagamento ou a desobediência civil", nem, realça Xuán Mão, de "uma situação de privilégio em relação aos motoristas portugueses". Trata-se, esclarece, de "salvar a temporada turística na Região Norte"".
O secretário-geral do Eixo Atlântico dá ainda conta que a secretaria de Estado dos Transportes garantiu que está " a trabalhar para solucionar o problema rapidamente".
