O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sublinhou, esta segunda-feira, que "é necessário consenso político esclarecido e generalizado", exigindo-se igualmente "uma política de verdade por contraste com uma política de mentira, insulto e dissimulação".
Corpo do artigo
O governante falava durante a tomada de posse do novo presidente da Comissão da Normalização Contabilística, António Gonçalves Monteiro, e do coordenador da Unidade Técnica de Acompanhamento das Parcerias Público-Privadas, Fernando Crespo Diu, destacando a importância das duas entidades.
Enquanto falava sobre a situação finaceira do país, o governante disse que a tarefa com que Portugal se debate "é árdua" e sublinhou que "a necessidade de equilíbrio orçamental é permanente" e que "corrigir o excesso de divida pública exige o esforço de uma geração".
"É incontornável alterar regras e procedimentos para assegurar a disciplina orçamental. Só assim garantiremos que o esforço de hoje perdura", disse Vítor Gaspar.
Para tal, acrescentou, "é necessário consenso político esclarecido e generalizado, é exigida uma política de verdade por contraste com uma política de mentira, insulto e dissimulação".
Vítor Gaspar frisou ainda que "é preciso firme determinação e persistência no propósito", mas também a criação das condições técnicas adequadas, referindo-se às duas entidades, cujos responsáveis tomaram posse.
De manhã, o ministro das Finanças disse que o Governo está a trabalhar no Documento de Estratégia Orçamental, que será debatido em conselho de ministros na terça-feira, e garantiu que vai apresentar os resultados desse trabalho ainda esta semana.
O Memorando de Entendimento assinado com a 'troika' composta pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia estabelece "a obrigação de publicar anualmente, em abril, um Documento de Estratégia Orçamental (DEO) para as Administrações Públicas", que "especificará as previsões económicas e orçamentais de médio prazo a quatro anos e decisões políticas com efeitos orçamentais no mesmo horizonte temporal".