O Governo anunciou, esta sexta-feira, que vai manter os descontos aplicados à carga fiscal dos combustíveis.
Corpo do artigo
"O Governo mantém inalterado o desconto no ISP em vigor, traduzindo-se num desconto de 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e de 15,3 cêntimos por litro na gasolina", lê-se num comunicado do Ministério das Finanças enviado às redações. "Adicionalmente, face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono)".
O Governo explica que, tendo em conta as medidas em vigor, a redução de impostos é de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina.
Segundo a mesma nota, o consumo de combustíveis nos primeiros sete meses de 2023 atingiu o recorde da última década. O consumo de combustíveis rodoviários em julho regista um crescimento de cerca de 10% face ao período homólogo.
Recorde-se que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 3,7% em agosto, mais 0,6 pontos percentuais do que em julho, segundo a estimativa rápida avançada, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O instituto estatístico refere que Esta aceleração "é essencialmente explicada pelo aumento de preços registado nos combustíveis".