<p>O presidente da Autoridade da Concorrência garantiu esta manhã que ainda não recebeu nenhum pedido do Governo para investigar os preços dos combustíveis, cujo aumento de preços é um mistério para o ministro da Economia.</p>
Corpo do artigo
"Ainda não recebemos nenhum pedido", disse Manuel Sebastião, quando questionado pela Agência Lusa sobre se o Executivo, na sequência do anúncio, ontem, do ministro da Economia sobre este tema, já teria enviado o pedido para a Autoridade da Concorrência.
Em entrevista ontem ao programa Negócios da Semana, na SIC Notícias, Vieira da Silva disse que "o nível do preço é muito elevado e nalguns casos é difícil compreende porque é que é tão elevado".
O ministro da Economia revelou ainda que vai "procurar explicações junto das autoridades e das empresas desse sector".
Num estudo aprofundado apresentado em Abril do ano passado, a Autoridade da Concorrência (AdC) concluiu que os preços dos combustíveis em Portugal acompanham a tendência internacional e o facto de os postos terem preços semelhantes deve-se a um paralelismo de comportamento e não à existência de concertação.
O relatório final sobre os Sectores dos Combustíveis Líquidos e do Gás Engarrafado em Portugal conclui assim pela inexistência de práticas ilícitas a nível concorrencial.
Este estudo, que analisa todo o ano de 2008, confirma também uma das conclusões dos anteriores relatórios: existe um desfasamento no ajustamento dos preços em Portugal face às cotações internacionais e nas subidas os preços ajustam-se mais rapidamente do que nas descidas.
A AdC refere que o facto de os preços subirem uma semana mais cedo do que o que descem é também uma prática que acontece em vários mercados e que "não é necessariamente um problema de natureza concorrencial".
Para além disso, refere a AdC, apesar de existir esta assimetria de uma semana, os preços tendem a "a ajustar-se completamente à subida dos preços de referência internacionais".
O estudo aprofundado da AdC assinala ainda que os preços nacionais não se afastam muito da média da União Europeia.