Retalhistas não querem perder oportunidade e estão a contratar para o Natal, mas num ambiente de incerteza.
Corpo do artigo
Os habituais processos de contratação de trabalhadores para dar resposta ao elevado movimento de clientes que as grandes lojas esperam pelo Natal já arrancaram, embora a incerteza da evolução da pandemia tenha condicionado as ambições. E são muitas as expectativas, até porque os dois meses que antecedem as festas natalícias e de Ano Novo valem cerca de 30% da faturação anual destas empresas.
Os retalhistas "estão a contratar, mas não aos níveis da pré-pandemia, fruto da alteração dos hábitos das pessoas e por alguma incerteza" quanto à evolução da situação pandémica, diz Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Como sublinha, esta época "é essencial para o retalho especializado" e, sobretudo, imperioso para os setores da moda, brinquedos, cosmética que "precisam de relançar a atividade". Segundo avança, os retalhistas estão animados com a frequência de clientes e estão a registar "faturações interessantes e, em alguns segmentos, como a eletrónica e o mobiliário, superiores a 2019".
Já Cristina Santos, membro da comissão executiva da Sonae Sierra, avança que "o tráfego está a recuperar bastante bem", embora se verifique um decréscimo de 3% nas vendas nos primeiros dez meses deste ano face ao homólogo de 2019.
Centenas recrutados
O El Corte Inglés avançou com a contratação de mais de 500 pessoas a nível nacional, por dois a quatro meses, com possibilidade de serem contratados após esse período. A cadeia quer colaboradores para o supermercado, armazém, reposição e para todas as áreas de venda, sobretudo com maior procura nesta altura, como é dos brinquedos, decorações de Natal e embrulhos.
Também à semelhança de anos anteriores, a Fnac está a reforçar as operações na logística, e-commerce e lojas. A retalhista, que aponta para um crescimento das vendas face a 2019, embora com as interrogações inerentes ao contexto sanitário e à situação económica do país, estima um incremento da ordem dos 15% no número de colaboradores, ou seja, um reforço de 255 pessoas.
Para garantir as pessoas necessárias para os picos de vendas associados às campanhas Black Friday e Natal, a Worten avançou com "centenas de novas contratações, maioritariamente para as funções de vendedor e operador de logística", diz fonte oficial da marca.
A Ikea, muito focada no comércio eletrónico, não apostou num recrutamento significativo para esta altura do ano por já ter identificado alguns colaboradores no verão que irão garantir a resposta às necessidades.
Supermercados
Continente
Ao longo dos últimos meses, o Continente assegura que tem vindo a adequar a composição e dimensão das operações de loja e logística.
O grupo Jerónimo Martins refere que só irá reforçar as equipas das 21 lojas de chocolates Hussel com mais um colaborador.