A Grécia fez "progressos significativos" na aplicação do plano de ajustamento, afirmou, esta terça-feira, em Estrasburgo, o presidente do Conselho Europeu.
Corpo do artigo
"No caso da Grécia, há progressos significativos", disse Herman Van Rompuy no Parlamento Europeu, durante um debate destinado à apresentação das conclusões do Conselho Europeu de 18 e 19 de outubro.
O presidente do Conselho Europeu afirmou que o Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro) vai analisar os "progressos" registados para depois se pronunciar.
A Grécia aguarda uma 'tranche' de 31,5 mil milhões de euros, cujo desembolso está bloqueado desde junho pelos seus credores, que aguardam a adoção de um novo pacote de medidas de consolidação orçamental e reformas.
A 17 de outubro, a Comissão Europeia anunciou a conclusão da última visita dos representantes da 'troika' - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - a Atenas, acrescentando que tinha sido alcançado um acordo "na maioria" das questões de fundo.