As propostas que o Governo grego enviou esta quinta-feira aos seus credores internacionais incluem um aumento das taxas do IVA e mudanças nas pensões de reforma e no regime da Função Pública.
Corpo do artigo
A proposta de reformas que o Governo grego entregou na quinta-feira ao Eurogrupo inclui um aumento da taxa do IVA na restauração de 13% para 23%, tal como aconteceu em Portugal em 2012.
Além do aumento do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) para o setor da restauração, a proposta do executivo de Atenas propõe um alívio da tarifa mínima deste imposto, de 6,5% para 6,0%, para medicamentos, livros e teatro.
O Governo de Alexis Tsipras compromete-se ainda a fazer poupanças no sistema de pensões entre 0,25% e 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2015, e de 1% a partir de 2016.
O objetivo das propostas é o de aumentar as receitas públicas, em troca de nova ajuda financeira a três anos.
De acordo com o texto das propostas publicado na página do executivo de Atenas na internet, citado pela agência francesa AFP, a Grécia deseja uma solução "para regularizar" a sua enorme dívida pública, que ascende a 180% do PIB (Produto Interno Bruto), bem como "um pacote de 35 mil milhões de euros" consagrado ao crescimento económico.