Greve dos pilotos da Iberia deverá afetar 4 voos entre Lisboa e Madrid na sexta-feira
A Ibéria deverá cancelar, esta sexta-feira, cerca de 150 voos, incluindo quatro ligações de e para Lisboa, devido à greve dos pilotos, segundo a informação disponível no 'site' da companhia aérea espanhola.
Corpo do artigo
De acordo com os dados disponibilizados pela companhia aérea, entre os voos cancelados estão duas ligações Lisboa-Madrid e duas Madrid-Lisboa.
A greve foi convocada pelo sindicato dos pilotos espanhóis SEPLA e vai realizar-se todas as segundas e sextas-feiras até 20 de julho para contestar a criação da companhia aérea de baixo custo Iberia Express.
Para o sindicato, a criação da Iberia Express viola o estatuto dos pilotos em vários pontos, enquanto a companhia acusa os pilotos de não terem negociado.
A Iberia Express, companhia de baixo custo da Ibéria para trajetos de curto e médio curso, iniciou atividade a 25 de março, com voos para quatro destinos espanhóis: Palma de Mallorca, Alicante, Málaga e Sevilha. Prevê transportar, até ao fim do ano, 2,5 milhões de passageiros para "mais de 20" destinos, com 14 aviões e 500 funcionários.
O terceiro dia de greve será na próxima segunda-feira, prevendo-se o cancelamento de mais 150 voos.
Na página da companhia aérea, a Iberia informa que, desde o anúncio da grave, pôs em marcha um plano de contingência para dar alternativas aos seus clientes.