Pelo menos três voos de Madrid para Lisboa e três no sentido contrário, marcados para esta quinta-feira, já foram cancelados pela companhia aérea Ibéria na sequência da greve teve inicio à meia noite.
Corpo do artigo
Com partida de Madrid, os voos que deveriam chegar ao aeroporto da Portela às 07.30 horas, 09.15 horas e 15.55 horas estão dados como cancelados no site da companhia Ibéria, enquanto os que partiam de Lisboa e deveriam chegar a Barajas às 06.55 horas, 10.05 horas e 16.35 horas também foram anulados.
Segundo avançou, na quarta-feira, fonte da empresa, metade dos voos entre Lisboa e Madrid terão sido cancelados devido à greve de pilotos, sendo que, no total, a Ibéria deixará de fazer um terço das viagens.
A greve, que foi convocada depois de a companhia decidir criar a linha de baixo custo Ibéria Express, começou, esta quinta-feira à meia noite, e deverá afectar 10 mil passageiros e 118 voos, de acordo com a empresa.
A agência noticiosa espanhola Efe avança, esta quinta-feira, que só a partir das 08:00 locais (07:00 em Lisboa) é que a greve começaria a ter consequências, já que o número de voos até essa hora é irrelevante.
A Ibéria tem programados para hoje 329 voos, 48 de longo curso, 143 de médio curso e 138 domésticos, dos quais 211 estão garantidos.
O presidente do sindicato Sepla-Iberia, Justo Peral, anunciou, na passada quarta-feira, que os trabalhadores poderão agendar novas paralisações se não houver acordo imediato com a companhia sobre o Ibéria Express.
Por seu lado, a empresa adiantou que as medidas de pressão do sindicato de pilotos prejudicam o conjunto da companhia aérea e os seus clientes e afirmou que é "muito mais grave" e irresponsável não adoptar medidas para tornar a Ibéria rentável.