O Fundo Ambiental vai disponibilizar 10 milhões de euros para a compra de veículos elétricos ainda este ano. A novidade surge após a alteração do orçamento do organismo que já prevê verbas para esse incentivo. Ainda não são conhecidos os detalhes da medida.
Corpo do artigo
Estão desfeitas as dúvidas para os consumidores que já tinham adquiridos veículos elétricos na expectativa de serem compensados com os incentivos do Governo. A verdade é que o ministério do Ambiente e Energia, tutelado por Maria da Graça Carvalho, alterou o despacho que aprova o orçamento do Fundo Ambiental para o ano de 2024, que já prevê 10 milhões de euros para a “atribuição do incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas no ano de 2024/2025”. Contudo, ainda não são conhecidos os detalhes dos apoios, nem a data de abertura do concurso. Recorde-se que o Governo já tinha garantido ao JN que mantinha a intenção de atribuir apoios à compra de carros elétricos ainda em 2024.
A verba disponibilizada é igual à concedida em 2023. Na altura, o Fundo Ambiental direcionou 5 milhões de euros para a compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos para pessoas singulares. Para bicicletas elétricas foram alocados dois milhões de euros, repartidos por 4550 incentivos. Na prática, o valor financiado pelo Fundo Ambiental correspondia a 50% do valor de aquisição do dispositivo, com um teto máximo de 500 euros. Os incentivos à aquisição de veículos de emissões nulas são concedidos pelo Estado desde 2017.
Os novos apoios ainda foram anunciados pelo anterior Governo, que não deixou verbas destinadas a esses incentivos no orçamento do organismo, acusou o atual Executivo liderado por Luís Montenegro. A alteração do orçamento permite agora recuperar a medida.