ASAE instaurou mais de 180 processos em três anos e Portal da Queixa recebeu 866 reclamações só em 2022. Deco aconselha a comparar preços.
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Os portugueses estão a fazer cada vez mais compras à boleia dos descontos anunciados da Black Friday. Embora o dia oficial seja só amanhã, a maioria dos consumidores já faz despesa ao longo do mês de novembro, aproveitando as campanhas. Só que, também, estão a crescer as reclamações e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 184 processos entre 2020 e 2022. A principal infração está relacionada com o desrespeito pelas regras de redução de preço. Para que não comprem gato por lebre, a Deco, que tem recebido “dezenas de queixas” de consumidores, aconselha a que se comparem valores.
Só, em 2022, o Portal da Queixa registou 866 reclamações por causa da Black Friday e a tendência é crescente. Ao mesmo tempo, a SIBS, que gere os multibancos, nota que as compras cresceram 12%, em 2022, na semana anterior à “sexta-feira negra”, sendo que mais de um quinto (22%) do valor gasto foi em compras online. Já a Check Point Software adverte que, em outubro passado, se registou um aumento de 13% no número de “ficheiros maliciosos” relacionados com encomendas e entregas, em comparação com o ano transato (ler texto ao lado).