A Hyundai apresentou esta quinta-feira, no Salão Internacional da Mobilidade de Busan (Coreia), o INSTER, um novo subcompacto 100% elétrico de segmento A. Com uma autonomia anunciada de até 355 quilómetros, poderá chegar à Europa ainda este ano.
Corpo do artigo
Além do design muito diferenciado, o INSTER tem características invulgares para o segmento, como o carregamento em corrente contínua (DC) de 120 kW ou a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) que fornece energia para dispositivos externos (110V/220V), permitindo o carregamento bidirecional sem necessidade de equipamento adicional, como, por exemplo, bicicletas elétricas, scooters e equipamento de campismo. Estão ainda disponíveis um sistema de aquecimento de bateria e uma bomba de calor de alta eficiência..
Equipado com uma bateria de 42 kWh de série, está também disponível com uma bateria Long-Range de 49 kWh como opção, alimentando um único motor que debita 71,1 kW (97 cv) ou 84,5 kW (115 cv), respetivamente, ambas com 147 Nm de binário.
A autonomia é, segundo a marca, de 355 quilómetros (em ciclo WLTP) com um carregamento para um consumo de energia estimado de 15,3 kWh/100 km (WLTP).
O novo SUV mede 3,825 metros de comprimento, 1,6 de largura, uma altura de 1,57 metros e uma distância entre eixos de 2,58 m.
Características únicas
Com base nas linhas do CASPER, comercializado exclusivamente na Coreia e introduzido em 2021, a evolução do estilo do INSTER é sustentada por uma carroçaria e distância entre eixos aumentadas, de forma a oferecer mais espaço interior e "uma presença robusta na estrada".
“Com o INSTER, levámos a imagem do pequeno SUV a um novo e arrojado posicionamento para
o público global. E estamos a redefinir o que significa conduzir um veículo 100% elétrico subcompacto”, afirmou Simon Loasby, Vice-Presidente Sénior e Diretor do Centro de Design da Hyundai.”
A assinatura de luzes diurnas é LED e pixelizada nos indicadores de mudança de direção, faróis traseiros e para-choques. Dependendo da especificação, serão disponibilizadas jantes de ferro de 15 polegadas ou jantes de liga leve de 15 ou 17 polegadas.
Equipamento
No interior, o SUV tem um painel digital de 10,25 polegadas, ecrã tátil de infoentretenimento de 10,25 poelegas com navegação e base de carregamento wireless para smartphone, que faz parte de uma consola central compacta.
Todos os bancos podem ser rebatidos – incluindo o do condutor – para maior flexibilidade. Também estão disponíveis uma opção de banco dianteiro corrido e bancos dianteiros e volante aquecidos. Os bancos de segunda fila são divididos 50/50 e deslizam e reclinam.
Também dispõe de iluminação ambiente LED de 64 cores, painel de instrumentos digital, teto de abrir com um só toque, e acessibilidade Hyundai Digital Key 2 Touch (NFC).
Em termos de segurança o INSTER dispõe Câmara 360º (SVM), Assistência de Prevenção de Colisões durante Estacionamento à Retaguarda (PCA-R), Câmara de Deteção de Ângulo Morto (BVM) e Assistência de Prevenção de Colisão Frontal 1.5 (FCA 1.5).
Está ainda equipado com Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) e o Sistema de Acompanhamento à Faixa de Rodagem (LFA), bem como o Radar de Ângulo Morto (BCA), Assistência de Prevenção de Colisão à Retaguarda (RCCA), o Aviso de Saída de Segurança (SEW), Cruise Control Inteligente (SCC) com Stop and Go, Assistência de Condução em Autoestrada 1.5, Assistência Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), Assistência de Faróis Altos (HBA), Alerta de Saída do Veículo da Frente (LVDA) e Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA).
O Sistema de Estacionamento ADAS combina o Aviso de Distância de Estacionamento (PDW)
frontal e à retaguarda com uma Câmara de Marcha-Atrás (RVM), para maior visibilidade.