Chega a Portugal ainda este verão e impressiona pelas linhas retas, que o destacam no meio do trânsito. O Hyundai Santa Fé é o novo SUV Premium da marca sul-coreana, repleto de equipamento, que inclui um... esterilizador de raios UV-C. Tem sete lugares e apenas motores a gasolina (híbridos e plug-in).
Corpo do artigo
A Hyundai partiu de uma folha em branco quando desenhou o Santa Fé, e se o seu desenho austero, algo "militar", não é consensual, assegura-lhe uma forte presença em estrada e uma originalidade que vai faltando noutros fabricantes.
A frente destaca-se pelo capot alto, os faróis em forma de H e aos guarda lamas bem definidos. Na traseira Na traseira pontificam, igualmente, os farolins traseiros em forma de H e uma grande porta traseira, que, segundo a Hyundai, reforça o apelo citadino e aventureiro do modelo.
A quinta geração do Santa Fé, modelo de que já foram vendidas cerca de 450 mil unidades, destaca-se, ainda pela ausência de motorização Diesel, com a marca a apostar nos motores a gasolina, seja hibrido simples (HEV) ou plug-in (PHEV), este último a anunciar uma autonomia em modo elétrico de 54 quilómetros (65 em cidade).
Usando o mesmo motor 16. Turbo, com potências de 215 e 253 cavalos (HEV e PHEV, respetivamente, esta última com tração integral), o Santa Fé é um SUV luxuoso, com boas cotas de espaço interior e pormenores que o colocam no segmento Premium.
Na sua apresentação dinâmica em Portugal, que decorreu na zona de Torres Vedras, num percurso com cerca de 80 quilómetros, curto para conclusões definitivas, mas suficiente para apreciar o conforto do Santa Fé, o generoso espaço interior, a qualidade dos materiais (ecológicos nas superfícies macias, como o forro do tejadilho, tapetes BCF e encostos dos bancos) e a montagem sólida.
Conduzindo a versão menos potente num troço mais sinuoso, percebe-se que este SUV, não gosta de ser abusado, seja pelas dimensões ou pelo peso (mede 4,83 metros de comprimento, dois de largura e pesa mais de 2,2 toneladas), mas também pela suspensão, claramente mais virada, e bem, para o conforto dos ocupantes. Curiosamente, os 215 cavalos lidam bem com toda esta massa, pelo menos com dois ocupantes.
Equipamento
No interior destacam-se os bancos de relaxamento com apoio para as pernas da primeira fila, um espaço na consola central que pode ser aberto pelos passageiros da frente ou os de trás, o sistema de Som Premium Bose , bancos dianteiros com ventilação /aquecimento e traseiros com aquecimento, sistema de carregamento sem fios duplo de alta velocidade para smartphones.
Na versão de topo, a Calligraphy, há um original tabuleiro de esterilização UV C para os objetos mais frequentemente utilizados, como o telemóvel ou a carteira.
Destaque-se o Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA) que, baseado em radar, ajuda a lembrar o condutor da presença de ocupantes no banco traseiro após a ignição ter sido sido desligada.
Também em termos de segurança ativa (ajuda a evitar um acidente) e passiva (minimiza as consequências de um acidente) o Santa Fé dispõe de equipamento Premium.
De série tem a Travagem Autónoma de Emergência, que fornece um aviso e uma travagem de emergência se o veículo que o precede abrandar subitamente ou se for detetado um risco de colisão dianteira, o Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (tem uma câmara montada no para brisas para reconhecer a deriva do veículo e dá indicações de direção para que o veículo regresse ao centro da sua faixa de rodagem), Sistema de Monitorização do Condutor (DMS), que analisa os sinais vitais de quem está a conduzir ou Cruise Control Inteligente baseado na navegação, ajuda a manter uma velocidade segura ao fazer curvas na secção principal de uma autoestrada.
Dispõe, ainda, de um Assistente de Condução Autónoma em Autoestrada, que mantém uma velocidade e uma distância definidas em relação ao veículo da frente e também auxilia nas mudanças de faixa durante a condução e ajuda a centrar o veículo na faixa de rodagem durante a condução.
Por fim, tem ainda os sistemas de prevenção de colisão na traseira do veículo, sensores de estacionamento dianteiros/laterais/traseiros, câmara 360º, sistema inteligente de estacionamento controlado à distância e assistente à saída da viatura.
Os preços só dverão ser conhecidos no final do verão, não se devendo afastar muito do modelo que substitui.