A Comissão Europeia vai levar Alemanha a tribunal por não estar a aplicar a diretiva europeia sobre gases poluentes utilizados nos sistemas de ar condicionado. Desta vez quem está a falhar é o grupo Daimler, fabricante dos automóveis Mercedes, noticia o jornal espanhol "El Pais".
Corpo do artigo
A Alemanha não transpôs a diretiva europeia que define a utilização de gases refrigerantes menos contaminantes e limita o uso de gases fluorados com efeito estufa. "Bruxelas considera que Berlim permite ao grupo Daimler equipar os seus veículos com equipamentos de ar condicionado que não cumprem as regras europeias".
"Não deu os passos necessários", justifica a Comissão Europeia. A Daimler, por seu lado, alega motivos de segurança para não ter aplicado ainda a norma. Esse argumento foi, entretanto, rejeitado pelo Centro de Investigação da Comissão Europeia.
A diretiva proíbe o uso de uma série gases refrigerantes com efeito estufa desde 2011, mas ainda permite alguns pormenores técnicos. A partir de 2017, porém, o uso desses gases terá de ser totalmente erradicado.
A indústria automóvel alemã continua a ser notícia pelas piores razões. A Volkswagen vendeu menos 24,5% nos Estados Unidos no último mês, devido ao escândalo da fraude nas emissões.