A taxa de inflação na Zona Euro acelerou para os 1,9 por cento em Outubro, face ao mesmo mês de 2009, com Portugal a subir para os 2,3 por cento, divulgou hoje, terça-feira, o Eurostat.
Corpo do artigo
O valor para Portugal tinha sido já divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na quinta-feira.
Segundo os dados do gabinete de estatística da União Europeia, a inflação da zona euro subiu dos 1,8 por cento verificados em Setembro, para os 1,9 por cento em Outubro, confirmando-se assim a primeira estimativa do Eurostat.
A contribuir para este valor estiveram sobretudo as subidas nas classes dos transportes (4,3 por cento), álcool e tabaco (3,4 por cento) e habitação (3,2 por cento), enquanto as taxas mais baixas foram observadas nas categorias das comunicações (-1,1 por cento), cultura e entretenimento (0,1 por cento) e vestuário (0,4 por cento).
Nos 27 países-membros da União Europeia, a taxa de inflação subiu dos 2,2 por cento em setembro para os 2,3 por cento em outubro.
As taxas de inflação mais baixas nos Estados-membros, de acordo com o Eurostat, observaram-se na Irlanda (-0,8 por cento), Letónia (0,9 por cento) e Eslováquia (1 por cento), enquanto as mais elevadas registaram-se na Roménia (7,9 por cento), Grécia (5,2 por cento) e Estónia (4,5 por cento).
Face a Setembro deste ano, a taxa de inflação subiu em 15 Estados-membros, caiu em cinco e manteve-se estável em seis.