Inteligência artificial para vigiar influenciadores financeiros: que ferramenta é essa e como funciona?
O “Jornal de Notícias” revelou esta semana que o Banco de Portugal vai testar uma ferramenta de inteligência artificial para fiscalizar influenciadores digitais financeiros.
Corpo do artigo
O que é esta ferramenta?
É uma ferramenta de inteligência artificial que vai começar a ser utilizada ainda este ano para ajudar a varrer as redes na procura de anúncios menos claros. Vai dar sinais de alerta, mas a decisão final sobre uma investigação será dos humanos.
Quem são os influencers financeiros?
São indivíduos que produzem e divulgam conteúdos nas redes sociais sobre literacia financeira, mercados de capitais, finanças pessoais, etc. São pagos em função da popularidade e do número de seguidores que conseguem.
Há o risco de informação incorreta?
Sim. A Polícia Judiciária tem identificado burlas nesta área, principalmente com investimentos em criptomoedas e mercado de capitais. A Unidade de Combate ao Cibercrime anunciou que as burlas com criptoativos chegavam aos 50 milhões de euros em Lisboa e no Porto, promovidas a grande maioria por influencers.
Quem controla os influencers?
Dependendo do produto, a supervisão deste tipo de publicidade pode recair sobre o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ou a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.