Investidores e políticos temem que Portugal possa precisar de um novo resgate internacional, escreve o diário financeiro norte-americano Wall Street Journal num artigo publicado esta terça-feira.
Corpo do artigo
O artigo cita um relatório do Instituto de Finanças Internacional, segundo o qual a viabilidade de Portugal regressar aos mercados financeiros no próximo ano é "problemática".
"Com as taxas de juro sobre as obrigações do Tesouro português ainda acima dos 12 por cento, apesar de descidas recentes, parece improvável que se concretize [o regresso aos mercados], mesmo que as metas orçamentais sejam cumpridas", cita o Journal.
O artigo, escrito pela correspondente em Lisboa do Journal, cita também o ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos: "O drama disto tudo é que podemos fazer o nosso trabalho exactamente como nos foi pedido e, se a Europa não tiver uma resposta adequada, poderá ter sido tudo em vão"
O Journal falou igualmente com Michael Derks, director de uma corretora de investimentos, a FxPro, para quem "os detentores de obrigações estarão cientes de que as perspectivas de Portugal pagar integralmente as suas dívidas são muito reduzidas".
O Governo português tem rejeitado a possibilidade de o país necessitar de um novo pacote de ajuda financeira internacional.