
Novo Hyundai Ioniq5 tem autonomia ate 784 quilómetros em circuito urbano
Foto: Direitos reservados
O Hyundai IONIQ 5, modelo elétrico da marca coreana Hyundai, foi hoje apresentado em Portugal. Com melhorias técnicas, novidades tecnológicas e atualizações de design, o SUV promete até 784 quilómetros de autonomia.
Corpo do artigo
O novo IONIQ 5 apresenta-se com duas novas opções de baterias de iões de lítio: de 63 kWh e de 84 kWh, que substituem a anterior de 77,4 kWh. Esta otimização permite uma melhor economia, maior eficiência e um aumento significativo da autonomia elétrica, alcançando até 784 km em ciclo urbano WLTP. O modelo suporta carregamento ultrarrápido de 800V, permitindo obter até 350 km de autonomia em apenas 18 minutos.
As alterações estéticas incluem um novo acabamento em formato V e para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, reforçando a postura robusta do SUV. O comprimento total aumentou 20 mm e o spoiler traseiro foi prolongado em 50 mm. Novas jantes aerodinâmicas de 19 e 20 polegadas, um sistema inteligente de iluminação frontal e a adição de um limpa-vidros traseiro contribuem para uma aparência mais dinâmica e funcionalidade.
No habitáculo, a consola central deslizante, agora com botões físicos, permite acesso rápido a funções como bancos aquecidos e ventilados e volante aquecido. O carregador wireless para smartphones foi reposicionado, e o volante ganhou um novo design com luzes interativas tipo pixel.
Os comandos do sistema de infoentretenimento e do ar condicionado foram reorganizados para uma utilização mais intuitiva, e uma porta USB-C com carregamento rápido e uma ligação 12V foram centralmente posicionadas.
Tecnologia e segurança avançadas
O IONIQ 5 integra tecnologias avançadas como o sistema Vehicle-to-Load (V2L) interior e exterior e park assist com controlo remoto. Inclui ainda o sistema de infotainment de nova geração ccNC (connected car Navigation Cockpit) com suporte a atualizações remotas de software (OTA – Over The Air), garantindo que os sistemas eletrónicos estão sempre atualizados.
A segurança foi reforçada com novas funcionalidades, como o volante com deteção de mãos, assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKA 2), assistente remoto de estacionamento inteligente 2 (RSPA 2) e Assistente de Prevenção de Colisões em Estacionamento (PCA-F/S/R). A estrutura do veículo foi reforçada, com oito airbags (incluindo airbags laterais para a segunda fila) e melhor isolamento acústico para um maior conforto a bordo.
Preços em Portugal
A renovada gama do IONIQ 5 já está disponível em Portugal em quatro versões: Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus.
A versão de entrada, modelo standard-range, está equipado com a nova bateria de 63 kWh, potência de 125 kW (170cv), consumo de 15,6 kWh/100km e autonomia de até 440 km, em ciclo combinado WLTP, e de até 613 km em ciclo urbano
WLTP.
Com a nova bateria long-range de 84 kWh e motor com potência de 168,4 kWh (229cv), existem as versões IONIQ 5 EV 570km (Premium Plus ou Vanguard), consumo de 16,0 kWh/100 km e autonomia de até 570 km, em ciclo combinado WLTP, e, de até 784 km em ciclo urbano WLTP (com jante de 19 polegadas); e IONIQ 5 EV 530km Vanguard Plus, consumo de 17,0 kWh/100 km e autonomia de até 530 km, em ciclo combinado WLTP, e, de até 709 km, em ciclo urbano WLTP (com jante de 20 polegadas).
A versão entrada de gama custa a partir de 43 mil euros e o IONIQ 5 EV 570km Premium Plus a partir de 49 900 euros.
O modelo conta com uma garantia total de sete anos sem limite de quilómetros e oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria de alta voltagem. Novas cores exteriores Ecotronic Gray Pearl e Ecotronic Gray Matte, juntam-se às opções já existentes.

