A icónica Jaguar atravessa a maior mudança da sua história, com uma transição abrupta para os veículos 100% elétricos. Já só tem em produção um modelo com motor a combustão, mudou a identidade visual, com a retirada do felino que lhe deu o nome, e apresentou agora um pouco consensual concept car, o Type 00.
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Se os críticos não pouparam a marca aquando da recente renovação da identidade visual, que a Jaguar diz recuperar a filosofia do seu fundador, Sir Williams Lyons, - "Copy Nothing", ou seja, não copiar nada - a apresentação do Type 00 na Miami Art Week fez soar as campainhas de alarme, apesar de se tratar apenas de um concept.
O Type 00 (apresentado nas cores Pink Miami e London Blue) fez explodir as redes sociais, numa demonstração clara de que não deixa ninguém indiferente. Tem um design impactante, que ou se ama ou se detesta e dificilmente chegará ao mercado com esta roupagem.
Mas, diz a Jaguar, que "é um design visionário desafia as convenções dos veículos elétricos com um capot alongado, linha de tejadilho de cortar a respiração, carroçaria fastback, traseira em forma de barco e jantes em liga leve de 23 polegadas para criar uma silhueta de grande impacto".
O prefixo Type, sublinha o construtor, "serve de ligação ao legado da marca, criando uma ligação a modelos como o pioneiro E-Type. O primeiro zero refere-se às emissões de gases de escape, enquanto o segundo se refere ao 'veículo zero'" da nova linhagem.
O veículo de produção, um GT elétrico de quatro portas que será produzido no Reino Unido, apenas será apresentado no final de 2025. Sabe-se que irá utilizar a Arquitetura Elétrica Jaguar (JEA - Jaguar Electric Architecture) e visa uma autonomia de até 770 km (em ciclo WLTP) ou 692 km (ciclo EPA) e deverá carregar o equivalente a 321 km em apenas 15 minutos.
Na Europa, a Jaguar mantém em produção apenas o SUV F-Pace e até o elétrico i-Pace vai ser descontinuado. Recorde-se que a marca (JLR - Jaguar Land Rover) é, desde 2008, uma subsidiária da indiana Tata.