A Jaguar voltou a produzir o intemporal E-Type, 50 anos após o modelo original ter saído da linha de produção. Feitos por medida para "um cliente exigente e obstinado no Sudeste Asiático", incluem referências a momentos-chave da história do E-Type, desde um esboço inicial até aos últimos Série III.
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Estes dois veículos celebram o estilo e a sofisticação do original com novos detalhes para se tornarem nos melhores exemplos das criações "Works Bespoke" (feito à medida) da Jaguar Classic, sendo inspirados nas últimas 50 edições comemorativas de 1974 e, garante a marca, "nunca mais serão produzidas".
A produção artesanal transforma cada exemplar numa peça de coleção e todos os pormenores interiores e exteriores foram concebidos pelos especialistas da Jaguar Classic, incluindo atualizações cuidadosamente ponderadas que exigiram mais de duas mil horas de trabalho.
Lennard Hoornik, Chief Commercial Officer da JLR (Jaguar Land Rover), sublinhou que "quando se tratou de criar estas versões comemorativas, a equipa deparou-se com o desafio de melhorar um design que já era praticamente perfeito".
"Como fabricante original do E-Type, estamos numa posição única para integrar subtilmente melhorias estéticas e técnicas que refletem décadas de experiência, competência e paixão. O resultado das especificações únicas e da parceria com o famoso joalheiro Deakin & Francis é uma experiência semelhante à de conduzir uma máquina criada a partir de metais preciosos", referiu.
Descapotáveis
Os dois carros são descapotáveis, mas cada um incorpora especificações únicas. Um deles é Signet Green verde) e o outro Opal Black (preto), ambos atualizados em relação à paleta original de cores de 1974.
O interior tem bancos castanhos em Bridge of Weir produzidos manualmente na Jaguar, com costuras e revestimentos em couro castanho e preto a condizer. Este acabamento apresenta uma textura única, nunca disponibilizada pela marca e "conjuga técnicas tradicionais, e inspiração do design com uma estética contemporânea".
A consola central, em alumínio anodizado, "incorpora uma gravura completamente única de um esboço antigo do E-Type Series I descoberto nos nossos arquivos", que foi exposto no Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova Iorque.
Jóia sobre rodas
Outro detalhe de realce são as jóias Deakin & Francis, que adornam o interior e o exterior de cada modelo, fabricadas pela mais antiga joalharia Inglaterra, fundada em 1786, numa parceria que levou a que cada versão seja adornada com madrepérola, prata maciça distinta e pormenores em ouro de 18 quilates.
Na dianteira, o logótipo na barra decorativa apresenta um acabamento prateado com guilhoché em madrepérola e um ícone Growler em ouro de 18 quilates. Atras, os logótipos são produzidos em prata de lei esmaltada.
No interior, o botão da buzina no volante apresenta um acabamento em prata com um logótipo Growler de 18 quilates e madrepérola, enquanto a manete do seletor de velocidades em prata de lei com detalhes Growler em madrepérola e ouro.
Henry Deakin, diretor-geral da Deakin & Francis, afirmou que "esta parceria exclusiva representa a nossa paixão partilhada para desafiar os limites do design e acabamentos artesanais" e revelou que os veículos integram técnicas aperfeiçoadas pela joalharia e "nunca antes utilizadas no setor automóvel".
Os pormenores estendem-se ao tablier, com um acabamento estriado prateado com uma moldura prateada distinta e a cobertura da chave, igualmente em prata com madrepérola e ouro de 18 quilates.
Os novos E-Type utilizam o famoso motor 3.8, agora com injeção eletrónica e a caixa manual de cinco velocidades da Jaguar Classic. Os veículos têm um rádio Bluetooth da Jaguar Classic e um para-brisas aquecido.