Gestor fundou a empresa que tem sede em Londres há 17 anos e mantinha-se, desde então, estava na liderança da instituição que é considerada o primeiro "unicórnio" com ADN português. Empresa entrou em dificuldades no final de 2023, acabando por ser adquirida pela sul-coreana Coupang.
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O fundador e presidente executivo da Farfetch, José Neves, demitiu-se da liderança da empresa. A decisão tem efeito imedianto e será Bom Kim, dono da Coupang, empresa sul-coreana que adquiriu a plataforma de moda de luxo, a assumir a função de CEO, segundo um e-mail enviado aos trabalhadores da Farfetch esta quinta-feira, a que o Dinheiro Vivo teve acesso.
A Coupang anunciou a conclusão da compra da Farfetch no dia 31 de janeiro e agora, duas semanas depois, foi comunicado aos trablhadores que foram tomadas "decisões difíceis, mas necessárias para um futuro bem-sucedido". "Primeiro, com efeito imediato, José Neves decidiu deixar de ser CEO. Bom Kim vai liderar a companhia interinamente, com a equipa executiva da Farfetch", lê-se.
O comunicado interno, contudo, não explica quem integra a equipa executiva da Farfetch que irá apoiar Kim, uma vez que também foram anunciadas as saídas de Hélder Dias (chief product officer), de Kelly Kowal (chief platform officer), de Edward Sabbagh (chief marketplace officer), de Tim stone (administrador financeiro), de Luís Teixeira (chief operations officer), Nick trang (chief marketing officer), de Elizabeth von der Goltz (chief fashion and merchandising officer and CEO da Browns), e de Sindhura Sarikonda (presidente da Americas e CEO da Browns).
"Agradecemos imensamente a todos o trabalho desenvolvido na Farfetch até hoje", lê-se.
Funcionários em Portugal com futuro incerto
"Reconhecemos que mudanças organizacionais como estas podem ser difíceis de gerir", realça empresa, avisando que as mudanças não ficaram pela cúpula executiva.
"Este processo exige a difícil decisão de eliminar funções redundantes". Quer isto dizer que se preveem despedimentos, sobretudo em Portugal e no Reino Unido. E a empresa não esconde isso.
"Vamos começar a dizer adeus a colegas e amigos que têm sido até hoje uma parte importante na jornada da Farfetch. As conversas com os [funcionários] afetados pelas referidas redundâncias vão começar amanhã, 16 de fevereiro em Portugal, e no Reino Unido e outras geografias terão lugar a partir de segunda-feira, 19 de fevereiro", lê-se.
A empresa reitera que este tipo de processo "nunca é fácil", mas que se trata de uma "decisão necessária para assegurar o futuro do negócio".