Os juros da dívida portuguesa a dez anos estão hoje, terça-feira, a negociar acima dos 6% no mercado secundário, enquanto os seguros contra o incumprimento da dívida são os segundos que mais caem, apenas superados pelos da Grécia.
Corpo do artigo
De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, pelas 10.50 horas, os juros pedidos pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas a dez anos estavam a negociar em média nos 6,055%, acima dos 5,94% de ontem, segunda-feira.
Ainda assim, os juros já estão quase 1% abaixo do máximo histórico de 7,036% registado a 10 de Novembro deste ano.
Já o 'spread' da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, situava-se pela mesma hora nos 330,5 pontos base.
Os juros das obrigações a longo prazo da Irlanda e da Espanha também estão acima dos valores registados segunda-feira, ao negociarem nos 8,228% e 5,261%, respectivamente.
Já quanto aos seguros contra o incumprimento da dívida, pouco depois das 11 horas, os 'Credit Default Swaps' (CDS) da dívida soberana portuguesa a 10 anos eram os segundos que mais caíam no mundo, ao recuar 14,3% para 397,50 pontos base, só superados pela Grécia, cujos CDS cediam 21,2% para 869,33 pontos base.
Ainda assim, Portugal continua a ocupar o sexto lugar entre os países em que os investidores mais percepcionam risco de incumprimento.