A Lancia prepara o seu regresso à Europa, prevendo-se que chegue a Portugal já no próximo ano. O primeiro modelo desta ofensiva, o Lancia Ypsilon, um automóvel 100% elétrico já foi colocado à venda em Itália, numa edição de 1.906 unidades, certificadas e numeradas, em homenagem ao ano de fundação da marca.
Corpo do artigo
O relançamento da marca, agora no portefólio do grupo Stellantis, começa a partir do primeiro semestre deste ano, com uma rede de mais de 70 novos concessionários em igual número de grandes cidades e os primeiros mercados serão a Bélgica e os Países Baixos, seguidos pela França e Espanha e, depois, pela Alemanha e Portugal, em 2025.
Um papel fundamental na expansão internacional da marca italiana é desempenhado pelo seu novo modelo de distribuição, com 50% das vendas online e um número selecionado de retalhistas com o objetivo de uma "qualidade sem cedências". Os novos showrooms foram concebidos para uma base de clientes europeus, que a Lancia designa de "influenciadores clássicos progressivos",
O novo Lancia Ypsilon é o primeiro dos três modelos do plano estratégico da marca e surge na "EDIZIONE LIMITATA CASSINA, e "consolida a ligação entre duas marcas de referência nos seus respetivos sectores: automóvel e design de interiores".
Sendo o azul a cor icónica da marca, ela surge no exterior e no interior do modelo, onde ressurge o veludo (azul) em fio 100% reciclado, que envolve os bancos com um padrão "cannelloni" e pespontos duplos ou nos painéis das portas e do tablier.
Outro dos elementos marcantes do novo modelo é uma pequena mesa ("tavolino") em plástico de base biológica, situada à frente, no topo da consola central, sendo a primeira visto no interior de um automóvel. A Lancia assegura que o "habitáculo torna-se, assim, numa autêntica "sala de estar", para garantir o conforto típico das casas italianas: um espaço harmonioso e elegante".
Herança estilística
Em termos estilísticos, a história da marca permitiu ir beber inspiração a diversos modelos, e Ypsilon inclui os icónicos faróis redondos (agora full-LED) que evocam o Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis. Os dois faróis contêm um novo elemento de design, a letra “Y”, disposta horizontalmente dentro das circunferências, enquadrando o novo lettering da marca.
O “Y” é realizado com um acabamento em aço inoxidável escovado, "marcado pelo tipo de letra original inspirado numa das indústrias italianas mais importantes e mais ligadas à história da marca, a moda".
O lettering “Ypsilon” presente na traseira tem carateres "manuscritos" inspirados em modelos como o Fulvia, o Flavia e o Flaminia e também está presente na frente em preto brilhante, inspirado no Lancia Beta Montecarlo.
Na grelha é sublinhada pelos três raios futuristas de luz LED que a tornam reconhecível à distância, tanto de dia como de noite. Esta assinatura luminosa deverá aparecer na frente dos três novos modelos da marca, sublinhando a nova identidade da Lancia ao entrar na era elétrica.
Inovações
O sistema de infoentretenimento S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), permite que a iluminação seja totalmente personalizada através de um simples toque no ecrã, criando uma atmosfera exclusiva. "O sistema S.A.L.A. significa que a "sala de estar" do novo Lancia Ypsilon pode adaptar-se ao estado de espírito do momento, alterando imediatamente a música, o ar e a luz no interior do habitáculo", sublinha a marca.
O novo Ypsilon está equipado com sistema de assistência ao estacionamento, que recorre a câmaras e sensores, tem dois ecrãs de 10,25" (cluster de instrumentação e rádio digital) , sistema de entrada e arranque sem chave, carregador de telemóvel sem fios e Bluetooth Android Auto/Apple CarPlay.
Disponível de série está a Condução Autónoma de Nível 2, que ajusta automaticamente a velocidade de cruzeiro e a trajetória, utilizando o Cruise Control Adaptativo e o Sistema de Centragem na Faixa de Rodagem. Pode ser ativada entre os 30 e os 150 km/h e inclui o Assistente de Engarrafamento com a função Stop&Go, que permite reiniciar automaticamente a marcha quando o veículo está preso no trânsito,
Motorização
Com uma unidade de potência de 156 cv (115 kW), 260 Nm de binário e uma bateria de 51 kWh, o Ypsilon apresenta uma autonomia de até 403 quilómetros em ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido em 24 minutos (de 20% a 80%) ou suficiente para percorrer 100 quilómetros em 10 minutos. O consumo situa-se entre os 14,3 e 14,6 kWh/100 km.
O carro tem 4,08 metros de comprimento, 1,76 de largura, para 1,44 metros de altura e um peso de 1.584 quilos.
A estratégia de eletrificação da Lancia inclui o lançamento de três novos modelos, um de dois em dois anos e, em conformidade com o plano estratégico "Dare Forward" da Stellantis, a partir de 2026 a Lancia lançará apenas modelos 100% elétricos.